Locais / Aldeia de Sto Aleixo

Santo Aleixo de Além Tâmega situa-se na zona norte do concelho de Ribeira de Pena, num vale fértil do rio Tâmega. Reza a História que, durante muitos anos, a aldeia ficou isolada de Salvador, sede da freguesia, pela subida das águas do Tâmega. O problema de comunicação só foi resolvido com a construção, em 1913, da Ponte de Arame, desativada a partir de 1963 e hoje um dos pontos de atração turística de visita obrigatória. Além da estrutura engenhosa e original, exemplar único no país, toda a envolvente é deslumbrante.

Para apreciar convenientemente tudo o que a povoação tem para oferecer, o melhor é andar a pé. Percorra os antigos caminhos rurais por onde terá andado, por exemplo, Camilo Castelo Branco no caminho para a sua casa na vizinha Friúme. Caminhe pelo trilho existente na berma da levada de Santo Aleixo e deixe-se encantar pela beleza natural que a envolve, desde as encostas de Ribeira de Pena ao verdejante vale do Tâmega, ou as cumeadas da serra do Alvão.

O património edificado também merece toda a atenção. Não deixe de visitar a Igreja do Senhor de Santo Aleixo; a Alminha do Senhor dos Milagres; as casas brasonadas como a Casa do Barroso, a Casa da Aldeia ou a Casa da Fecha, atualmente transformada em habitação de turismo rural; as casas rurais abastadas como a Casa da Eira, a Casa da Teixeira, a Casa do Outeiro ou a Casa do Casal. Aprecie os tradicionais espigueiros, as eiras, as casas típicas com os seus alpendres, os relógios de sol e os moinhos comunitários. À mesa, aprecie os sabores tradicionais do porco, do cabrito, da couve tronchada e dos enchidos. A tecelagem, a tamancaria e a cestaria são as artes mais comuns entre os artesãos da terra. Facilmente encontrará a recordação perfeita.

Locais


Capela de Nossa Senhora da Guia

Ponte de Arame

Ribeira de Pena

Aldeia de Agunchos

Casa de Camilo

Igreja do Divino Salvador

Museu do Linho

logo