Eventos / PR3 - Fisgas de Ermelo

PR3 - Fisgas de Ermelo

PR3 - Fisgas de Ermelo

12/02/2017

 

Local de partida/chegada: Igreja de Ermelo

GPS ponto de partida: latitude 41.360389°; longitude -7.889306°

Horário de início/fim: 9h00 - 13h30

Nível de dificuldade: Difícil

Distância: 12,4 kms | circular

Desnível Acumulado: +652

 

Um pouco sobre

A Cascata das Fisgas de Ermelo é uma queda de água localizada junto à União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal. Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa fora da Escandinávia e dos Alpes, não se precipitando num único salto vertical: fá-lo em vários saltos, ao atravessar progressivamente uma grande barreira de quartzitos, num profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes. O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados pelas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão. Antes do início das quedas de água temos a montante um grupo de lagoas de águas cristalinas muitos usadas nas épocas de veraneio. O acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.

 

A Caminhada

O PR3 Fisgas de Ermelo inicia-se na aldeia de Ermelo junto à Igreja Paroquial. Segue pela rua principal e em direção às Catrinas, onde atravessa a ribeira de Fervença. Aqui inicia-se uma longa subida até Varzigueto, que compensada pelas magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e das imponentes Quedas de Água das Fisgas de Ermelo. Antes de chegar a Varzigueto existe um acesso às Piocas de Cima-pequenas lagoas de água cristalina, que convidam a banhos refrescantes que de o percurso atravessa o rio olo e segue por um caminho nos guia até ao Miradouro das Fisgas. Aqui Fisgas de Ermelo de uma outra, mas também encantadora, perspetiva. o percurso segue então em direção ao Fojo, onde se inicia a descida para o rio Olo. Neste vamos encontrar um acesso às Piocas de Baixo o rio é atravessado na Ponte da Abelheira antes o percurso subir novamente a Ermelo.Neste percurso irá passar por aldeias de ambiente rural, marcadas pela agricultura de lameiro e pelas construções em xisto e lousa, típicas desta zona de montanha. É frequente encontrar gado bovino maronês a pastar e, nas zonas mais altas, os rebanhos de cabras bravias são presença comum. Trata-se de um percurso de grande beleza caracterizado por grandes desníveis, o que o torna desafiante.(Fonte: Folheto PR3 - Fisgas de Ermelo. Percursos Pedestres de Mondim de Basto)

 

Almoço - Restaurante Sabores do Alvão (Ermelo)

(escolher um dos pratos)
Arroz de feijão com costelinhas em vinha de alho;
Cozido à Lavrador (com batata cozida, couves e carne de porco caseiro).

 

Preços

Caminhada + almoço 20€ por pessoa (inscrições abertas até sexta dia 10 de fevereiro)

Caminhada 5€ por pessoa (inscrições abertas até sábado dia 11 de fevereiro)

 

Notas

A sua inscrição é obrigatória, para efeitos de seguro.

Trazer calçado e vestuário adequado à atividade.

Trazer a boa disposição! ☺

 

Pagamento

O pagamento da inscrição poderá ser efetuado no local de encontro da caminhada ou por transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0693 00014764730 97 - BIC SWIFT – CGDIPTPL).

Caso pretenda fatura com contribuinte, agradecemos que comunique o seu número de contribuinte no local de encontro (a fatura será enviada, posteriormente, por correio eletrónico).

 

Ficha de inscrição online

 

Eventos


logo