Eventos / Caminhada | 3 Aldeias do Barroso

Caminhada | Ribeira de Pena

Caminhada - 3 Aldeias do Barroso

4/12/2016

 

Local de partida/chegada: Atilhó (Boticas)

GPS ponto de partida: latitude 41.706532° ; longitude -7.791182°

Horário de início/fim: 9h00 - 13h00

Tipo de percurso: Pequena Rota

Nível de dificuldade: moderado

Distância: 11,5 kms | circular

Tipo de percurso: Paisagístico, patrimonial e cultural

 

Sobre…

Atilhó é uma aldeia do concelho de Boticas, que possui uma bela capela, classificada como imóvel de interesse municipal, a Capela de Santa Bárbara. Além disso, possui um moinho internacionalmente conhecido como moinho de Aruba, que subsiste um raro exemplar.

Vilarinho Seco é uma das mais bem conservadas aldeias barrosãs. Convida a uma visita atenta pelas suas ruas mais pitorescas! Embarque nesta viagem no tempo, numa região transmontana que sabe preservar as suas características mais tradicionais! Dotada de traça tradicional em pedra granítica, a aldeia ainda hoje se dedica à agricultura e pastorícia. Não faltam espigueiros em granito e algumas habitações ainda conservam os telhados de colmo, típicos de outros tempos.Percorra sem pressas os caminhos labirínticos da povoação e demore-se a apreciar um grande exemplo do que é a vida de uma pequena comunidade: no principal largo da aldeia pode apreciar o tanque, o cruzeiro e a capela. Por cima da principal rua da aldeia passa um arco, uma passagem superior que liga as habitações às cortes do gado. Além disso, a aldeia ainda hoje utiliza o forno comunitário para cozer o pão (Fonte: www.aldeiasportugal.pt).

Alturas do Barroso é aldeia incrustada no coração na inóspita e agreste serra é, segundo as celebrações eucarísticas, o rincão onde Deus mora (fonte: http://alturasdobarrosoecerdedo.pt/). Destacamos a sua Capela de Santo Isidoro (a 1140 metros de Altitude) que nos oferece uma vista vislumbrante sobre a aldeia e a paisagem que nos rodeia. Ruas e ruelas que o tempo viu passar e que continuam com o mesmo encanto do passado.

 

A Caminhada...

Começa na aldeia de Atilhó. Podes vir mais cedo um pouco para tomar uma café junto ao Ponto de Partida. Pelas 9h00, arrancamos seguindo por um trilho que se encontra marcado, o P1.2 Rota dos Moinhos. O nosso objetivo é chegar à aldeia de Vilarinho Seco, uma Aldeia de Portugal que merece o seu estatuto e fama. É um espanto chegar a esta aldeia e constatar que o património construído ainda se encontra preservado. As ruas da aldeia convidam a contemplar a arte de construir de outros tempos. Seguindo caminho, subimos pelos caminhos, onde nos cruzaremos certamente por gado bovino, o gado barrosão com os seus belos cornos serpenteados, passando por uma Casa Florestal que se encontra sozinha e isolada já próximo da aldeia de Alturas do Barroso. Esta aldeia oferece-nos uma vista fabulosa da sua capela no alto do seu monte, a Capela de Santo Isidoro. Daqui e após algumas fotos que precisam ser tiradas para guardar na memória esta bela paisagem, descemos até à aldeia para admirar mais uma bela aldeia barrosã. No largo da Capela, encontramos uma bela capela os seus 2 sinos e o relógio que nos dá conta do tempo passar. Não podemos deixar de apreciar a existência de um forno comunitário e de um lavadouros cobertos com um coreto. Ainda neste largo, encontramos o Café Hugo para quem quiser ou precisar dos seus serviços. O tempo vai passando e é hora de voltar à nossa caminhada. Daqui até Atilhó, o caminho leva-nos pelos ricos campos agrícolas que matam a fome ao gado e às suas gentes.

 

Preços

Caminhada 5€ por pessoa (criança até aos 10 anos 50% de desconto)

 

Notas

A sua inscrição é obrigatória, para efeitos de seguro.

Trazer calçado e vestuário adequado à atividade e à meteorologia.

Caso pretenda fatura, agradecemos que comunique o seu número de contribuinte aquando pagamento no local de encontro (a fatura será enviada, posteriormente, por correio eletrónico).

Não se esqueça de trazer a boa disposição! ☺

 

Pagamento

O pagamento da inscrição poderá ser efetuado no local de encontro da caminhada ou por transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0693 00014764730 97 - BIC SWIFT – CGDIPTPL).

 

Ficha de inscrição online

Caminhada - 3 Aldeias do Barroso

Eventos


logo